Aulas de DCA
DCA
FOTOGRAFIA
Foto + Grafia
Luz + Escrita
LUZ
Ondas de energia de radiação electromagnética que "vivem" numa zona de frequências conhecidas como espectro visual.
ESPECTRO VISUAL
Infra vermelho/ultra violeta
TEMPERATURA DE COR
Unidade:Graus Kelvin
Percepção visual de uma cor.
TEMPERATURA DE COR

WHITE BALANCE

RGB→ "RED"; "GREEN" E "BLUE"
Juntas formam branca com as seguintes percentagens:
→Red_59%
→Green_30%
→Blue_11%
ILUMINAÇÃO
Iluminação Básica de Personagens
Key Light→ Luz principal (qualidade e quantidade)
Fill Light→luz de enchimento (responsável pelo contraste)
Back Light→luz de recorte

ASPECT RATIO
Determina o enquadramento
*Aulas de TM (Aspeto)
16:9 →enquadra se melhor à visão humana/ 4:3
16:9→ 16 por 9
O primeiro filme sonoro surgiu a 1916.
Pillarbox→ 4:3
Letterbox→ 16:9
FOTOGRAFIA
EXPOSIÇÃO
Quantidade de luz captada.
Depende de:
- Sensibilidade(ISO)
- Abertura Diafragma (f-stop)→abertura da lente
- Velocidade obturação (seg.)→tempo de exposição à luz
Quando uma imagem tem:
- luz adequada→ correta exposição
- luz a mais →sobre exposta
- luz a menos→sub exposta
SENSIBILIDADE
É medida em ISO.
Maior ou menor capacidade de captar a luz.
50 100 200 400 800 (...) 12800
Quando aumenta, duplica a capacidade de ver no escuro.
ABERTURA
f/1.0 (....) f/32

É captada mais luz. l É captada menos luz.
VELOCIDADE
Quanto maior é a velocidade, menor luz é captada.
15 (1/15seg)
250 (1/250seg)
...
1000 (1/1000seg)

→Arrastamento (quanto →Congelamento
menor a velocidade, (quanto maior a
maior o arrastamento.) velocidade, maior
o congelamento.)
PROFUNDIDADE DE CAMPO
Área nítida da imagem.


Quanto mais aberto o diafragma está, menos nitidez há na imagem.
LEI DA RECIPROCIDADE
A conjugação de todos os elementos do triângulo nos valores adequados, dá-nos uma correta exposição.
CÂMERA
TLR- Twin lens reflex
SLR- Single """"""""
DSLR-Digital """"""""""
PERCURSO DA LUZ

Plano
É um segmento de vídeo/filme rodado ininterruptamente ou que parece ter sido gravado sem interrupções.
Pode ser caracterizado quanto a :
- Grandeza (escala)
- Ângulo (vertical)
- Ponto de vista (ângulo horizontal)
- Movimento
Grandeza
- Define os limites de um enquadramento
- O padrão usado é o corpo humano
PLANO GERAL
→Enquadra uma paisagem ou cenário.
PLANO CONJUNTO
→Enquadra um grupo de pessoas
PLANO INTEIRO
PLANO AMERICANO
→Enquadra pelos joelhos
PLANO MÉDIO
→Enquadra pela cintura
PLANO PRÓXIMO
→Enquadra acima dos cotovelos
GRANDE PLANO
→Enquadra o rosto da personagem
PLANO DE PORMENOR
→Enquadra um detalhe
ÂNGULO VERTICAL
Posição vertcal da câmera em relação à personagem
ÂNGULO VERTIVCAL
PONTO DE VISTA / ÂNGULO HORIZONTAL
- Refere-se à posição horizontal da câmara em relação à personagem.
- OVER THE SHOULDER- conversas entre duas pessoas onde a câmara filma em cima do ombra de uma das personagens focando a cara da outra.

MOVIMENTO
- Plano Fixo
- Movimento de Eixo Fixo
- Movimento de Eixo Não Fixo
- Dolly
- Chariot
- Steady
PLANO FIXO→ A câmara não se move, o que se move é o que está no enquadramento.
MOVIMENTO DE EIXO FIXO→Panorâmicas horizontais e verticais onde o eixo é o tripé.
Panorama vertical→TILT
MOVIMENTOS DE EIXO ÃO FIXO→ A câmara desloca-se num espaço, permitindo viajar com ela.
DOLLY→A câmara e o operador estão colocados num carrinho que se desloca.
CHARRIOT→Plataforma que se desloca em carris.
STEADY→Colete especial com braço que permite ao operador deslocar-se a pé e manter os movimentos da câmara suaves.
TELEVISÃO
N-1→ligação telefónica que estabelece o contacto entre o jornalista que está no exterior e a régie, permitindo que o jornalista ouça tudo o que se passa na emissão menos a voz dele mesmo,para não ouvir a sua voz repetida.
DSNG (Digital Satelit News Gadering)→ Manda o sinal para um satélite e o sinal vai ser baixado numa central técnica.
OBVAN→Outside Broadcast VAN
Numa régie existem dois espaços fisicamente separados por um vidro,o que permite apenas contacto visual sem troca de sons. Os espaços correspondem ao Áudio e ao Vídeo.
Percurso da informação desde a régie até às nossas casas.
Régie/Exterior ⇄ Central técnica → Continuidade
(Coração da estação) (mosca, etc...) ↓
Casas ← Cabo/Satélite/TDT ← Distribuição
(Canais de distribuição)
1-Mosca - Logo ou "Boas Festas"
2-Oráculo - Informação estática
3-Rodapé / Ticket - Informações rotativas
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
Realizador- Chefe de equipa, responsável pelas questões formais.
Assistente- "braço direito" do realizador.
Produtor- responsável por garantir condiçoes para que o programa aconteça
OP.Mistura- opera a mesa de mistura de vídeo e reponde às ordens do realizador.
OP.Som- opera a mesa de áudio e confirma/testa ligações exteriores.
OP.Controlo Imagem- calibra as camaras.
Insersorista- lança cenografia virtual a pedido do realizador.
OP.Multiplay- lança coreografia virtual a pedido do realizador.
Coordenador- reponsável pelas questões editoriais.
ESTÚDIO
Apresentador /Pivot - o rosto do programa e de toda a equipa
OP.Camera - operam as cameras respondendo às ordens do Realizador
Assistente às operações - apoia o operador de áudio e adereços.
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