Aulas de DCA

DCA


FOTOGRAFIA


Foto   +    Grafia
Luz     +      Escrita


LUZ
Ondas de energia de radiação electromagnética que "vivem" numa zona de frequências conhecidas como espectro visual.


ESPECTRO VISUAL
Infra vermelho/ultra violeta

Resultado de imagem para infra vermelho ultra violeta luz visivel



TEMPERATURA DE COR
Unidade:Graus Kelvin
Percepção visual de uma cor.

TEMPERATURA DE COR


Resultado de imagem para degrees kelvin candle flame

WHITE BALANCE

Resultado de imagem para white balance

RGB→ "RED"; "GREEN" E "BLUE"
Juntas formam branca com as seguintes percentagens:

Red_59%
Green_30%
Blue_11%

ILUMINAÇÃO
Iluminação Básica de Personagens

Key Light→ Luz principal (qualidade e quantidade)
Fill Light→luz de enchimento (responsável pelo contraste)
Back Light→luz de recorte 
Imagem relacionada


ASPECT RATIO

Determina o enquadramento
*Aulas de TM (Aspeto)
16:9 →enquadra se melhor à visão humana/ 4:3
16:9→ 16 por 9

O primeiro filme sonoro surgiu a 1916.



Pillarbox→ 4:3
Letterbox→ 16:9


FOTOGRAFIA


EXPOSIÇÃO

Quantidade de luz captada.

Depende de:

  • Sensibilidade(ISO)
  • Abertura Diafragma (f-stop)→abertura da lente
  • Velocidade obturação (seg.)→tempo de exposição à luz



Quando uma imagem tem:


  • luz adequada→ correta exposição
  • luz a mais →sobre exposta
  • luz a menos→sub exposta


SENSIBILIDADE

É medida em ISO.
Maior ou menor capacidade de captar a luz.
50 100 200 400 800 (...) 12800

Quando aumenta, duplica a capacidade de ver no escuro.



ABERTURA

f/1.0                           (....)                      f/32











É captada mais luz.         l        É captada menos luz.










VELOCIDADE

Quanto maior é a velocidade, menor luz é captada.

15 (1/15seg)
250 (1/250seg)
...
1000 (1/1000seg)








Arrastamento (quanto                →Congelamento
menor a velocidade                   (quanto maior a 
maior o arrastamento.)                  velocidade, maior
                                                    o congelamento.)

PROFUNDIDADE DE CAMPO

Área nítida da imagem.

Resultado de imagem para profundidade de campo

Resultado de imagem para depth of field

Quanto mais aberto o diafragma está, menos nitidez há na imagem.


LEI DA RECIPROCIDADE

A conjugação de todos os elementos do triângulo nos valores adequados, dá-nos uma correta exposição.

CÂMERA
TLR- Twin lens reflex
SLR- Single """"""""
DSLR-Digital """"""""""


PERCURSO DA LUZ
Resultado de imagem para percurso da luz na camara


Plano

É um segmento de vídeo/filme rodado ininterruptamente ou que parece ter sido gravado sem interrupções.

Pode ser caracterizado quanto a :


  • Grandeza (escala)
  • Ângulo (vertical)
  • Ponto de vista (ângulo horizontal)
  • Movimento


Grandeza
  • Define os limites de um enquadramento
  • O padrão usado é o corpo humano

PLANO GERAL
→Enquadra uma paisagem ou cenário.




PLANO CONJUNTO
→Enquadra um grupo  de pessoas







PLANO INTEIRO
→ Enquadra a personagem da cabeça aos pés





PLANO AMERICANO
→Enquadra pelos joelhos







PLANO MÉDIO
→Enquadra pela cintura





PLANO PRÓXIMO
→Enquadra acima dos cotovelos





GRANDE PLANO
→Enquadra o rosto da personagem






PLANO DE PORMENOR
→Enquadra um detalhe





ÂNGULO VERTICAL

Posição vertcal da câmera em relação à personagem


ÂNGULO VERTIVCAL





PONTO DE VISTA / ÂNGULO HORIZONTAL


  • Refere-se à posição horizontal da câmara em relação à personagem.





  • OVER THE SHOULDER- conversas entre duas pessoas onde a câmara filma em cima do ombra de uma das personagens focando a cara da outra.

Resultado de imagem para over the shoulder



MOVIMENTO



  • Plano Fixo
  • Movimento de Eixo Fixo
  • Movimento de Eixo Não Fixo
  • Dolly
  • Chariot
  • Steady

PLANO FIXO→ A câmara não se move,  o que se move é o que está no enquadramento.


MOVIMENTO DE EIXO FIXO→Panorâmicas horizontais e verticais onde o eixo é o tripé.

Panorama vertical→TILT

MOVIMENTOS DE EIXO ÃO FIXO→ A câmara desloca-se num espaço, permitindo viajar com ela.


DOLLY→A câmara e o operador estão colocados num carrinho que se desloca.

CHARRIOT→Plataforma que se desloca em carris.

STEADY→Colete especial com braço que permite ao operador deslocar-se a pé e manter os movimentos da câmara suaves.



TELEVISÃO

N-1ligação telefónica que estabelece o contacto entre o jornalista que está no exterior e a régie, permitindo que o jornalista ouça tudo o que se passa na emissão menos a voz dele mesmo,para não ouvir a sua voz repetida.

DSNG (Digital Satelit News Gadering)→ Manda o sinal para um satélite e o sinal vai ser baixado numa central técnica.

OBVAN→Outside Broadcast VAN

Numa régie existem dois espaços fisicamente separados por um vidro,o que permite apenas contacto visual sem troca de sons. Os espaços correspondem ao Áudio e ao Vídeo.



Percurso da informação desde a régie até às nossas casas.


Régie/Exterior   ⇄   Central técnica →  Continuidade
                        (Coração da estação) (mosca, etc...)                                                                ↓

     
 Casas   ←  Cabo/Satélite/TDT ← Distribuição             
                                         (Canais de distribuição)


1-Mosca - Logo ou "Boas Festas"

2-Oráculo - Informação estática
3-Rodapé / Ticket - Informações rotativas



PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS


Realizador- Chefe de equipa, responsável pelas questões formais.

Assistente- "braço direito" do realizador.

Produtor- responsável por garantir condiçoes para que o programa aconteça

OP.Mistura- opera a mesa de mistura de vídeo e reponde às ordens do realizador.

OP.Som- opera a mesa de áudio e confirma/testa ligações exteriores.

OP.Controlo Imagem- calibra as camaras.

Insersorista- lança cenografia virtual a pedido do realizador.

OP.Multiplay- lança coreografia virtual a pedido do realizador.

Coordenador- reponsável pelas questões editoriais.



ESTÚDIO



Apresentador /Pivot - o rosto do programa e de toda a equipa

OP.Camera - operam as cameras respondendo às ordens do Realizador

Assistente às operações - apoia o operador de áudio e adereços.




































Comentários

Mensagens populares