Aulas de TM
TM
CINEMA
Cinema pode influenciar:
Um guião é revisto várias vezes , mas a ultima decisão é do editor.
A Linguagem Audiovisual tem uma Gramática.
Frame= Fotograma l letra
Plano= Tempo entre dois cortes l palavra
Cena= Mudança de espaço (cenário) l frase
Sequência= Conjunto de cenas l capítulo
com uma sequência lógica l
Filme l livro


PREMIERE
Botão esquerdo do rato- Propriedades
Resolução= nº horizontal x nº vertical de pixels
Aspeto= x:y
Ex.:
Teclas:
É um segmento de vídeo/filme rodado ininterruptamente ou que parece ter sido gravado sem interrupções.
Pode ser caracterizado quanto a :
PLANO GERAL
- Emoções
- Crenças
Cinema pode manipular a mente da audiência tendo sido usada pelos governos durante a 2ª G.M.
Nos casos eróticos do cinema, muitos momentos são cortados. ---» Existe uma diferença entre "sexy" e "erótico".
EDIÇÃO CUBISTA
Aumenta o tempo de uma ação com a visão da mesma em diferentes ângulos.
TEMPO NUM FILME
_______ |___________
| |
Tempo real Tempo fílmico
|
Editado
Um guião é revisto várias vezes , mas a ultima decisão é do editor.
A Linguagem Audiovisual tem uma Gramática.
Frame= Fotograma l letra
Plano= Tempo entre dois cortes l palavra
Cena= Mudança de espaço (cenário) l frase
Sequência= Conjunto de cenas l capítulo
com uma sequência lógica l
Filme l livro


O ângulo com que o ator é filmado pode dar-lhe superioridade ou inferioridade.
25 Frames= 1s de filme
1 Frame= 40ms
PREMIERE
Botão esquerdo do rato- Propriedades
Resolução= nº horizontal x nº vertical de pixels
Aspeto= x:y
Ex.:
Pixel quadrado= 1,0
1 px tem 24b.
R G B
(RGB)→(207,163,200)→uma cor
1B=8b
R G B
(RGB)→(207,163,200)→uma cor
1B=8b
Ex.: 1,24(...)⎕
9 1,09(...)𐹼
1,0▝
TIME CODE
Constituidas por: Horas, minutos, segundos, frames.
Os pontos marcados (in e out) ão pontos do Time Code.
Para fazer uma marcação são necessários 3 pontos
9 1,09(...)𐹼
1,0▝
TIME CODE
Constituidas por: Horas, minutos, segundos, frames.
Os pontos marcados (in e out) ão pontos do Time Code.
Para fazer uma marcação são necessários 3 pontos
- "in"→source
- "out"→source
- "in"→time line →onde vamos colocar o clipe marcado
Teclas:
- "V"→Selesction Tool
- "N"→ Rowling Edit
Plano
É um segmento de vídeo/filme rodado ininterruptamente ou que parece ter sido gravado sem interrupções.
Pode ser caracterizado quanto a :
- Grandeza (escala)
- Ângulo (vertical)
- Ponto de vista (ângulo horizontal)
- Movimento
Grandeza
- Define os limites de um enquadramento
- O padrão usado é o corpo humano
PLANO GERAL
PLANO CONJUNTO
→Enquadra um grupo de pessoas
→Enquadra um grupo de pessoas
PLANO INTEIRO
→ Enquadra a personagem da cabeça aos pés
PLANO AMERICANO
→Enquadra pelos joelhos
→Enquadra pelos joelhos
DESFOCADO→Falta de nitidez
FOCO→Nitidez no objeto pretendido
"Ar"→Espaço entre o enquadrameto e a personagem.
ex.: "ar à esquerda.....ar em baixo..."
Quando se invade o espaço da cabeça, nunca deixar o olhar no meio do enquadramento, sempre acima.
Quando se exporta, exporta-se um ficheiro.Devemos adaptar a exportação ao tipo de plataforma onde vai ser colocado.
Codec→Encoder/decoder
Raccord
Coerência entre dois planos.
Raccord de espaço e movimento→ COERÊNCIA ENTRE LINHAS DE FORÇA, DIRECÇÃO DOS PERSONAGENS, GESTOS E OLHARES.
Raccord de iluminação→ NÃO HAVER ALTERAÇÕES BRUSCAS NA LUMINOSIDADE E TONALIDADE ENTRE OS PLANOS DE UMA CENA.
Raccord de adereços ou guarda-roupa→ NÃO HAVER ALTERAÇÕES NO GUARDA-ROUPA E ADEREÇOS, QUER QUANTO À SUA FORMA, QUER QUANTO À SUA POSIÇÃO EM CENA.
Raccord de interpretação→ DEVE HAVER CONTINUIDADE NO DISCURSO DOS PERSONAGENS, DESDE O TOM DE VOZ À COLOCAÇÃO.
Corte
É a transição directa entre dois planos.O seu nome vem do corte que linha de ser feito fisicamente, na época do filme em película, para juntar dois planos.
Corte na ação→ ESTES CORTES GARANTEM UMA LÓGICA VISUAL E ESPACIAL ENTRE OS PLANOS CAPTADOS DE DIFERENTES ZONAS DE UMA CENA. SÃO TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DE VEROSIMILHANÇA, OU EFEITO REALIDADE.
Jump cut→ CORTE DE UMA MESMA SEQUÊNCIA EM MOMENTOS DIFERENTES, CAUSANDO UMA SENSAÇÃO DE “SALTOS” NA IMAGEM. OCORRE QUANDO DOIS PLANOS SÃO MAL COMBINADOS NO ESPAÇO OU NO TEMPO QUANTO À CONTINUIDADE DA ACÇÃO.
L-Cut→O VÍDEO E O ÁUDIO SÃO EDITADOS SEM SINCRONISMO. POR EXEMPLO SE O BARULHO DE CARROS NUMA ESTRADA SURGE QUANDO AINDA ESTAMOS A VER O INTERIOR DE UMA CASAESTE TIPO DE CORTE AJUDA A TRANSITAR ENTRE CENAS DISTINTAS. MELHORA A FLUIDEZ DE EDIÇÃO.
Encadeado→É A TRANSIÇÃO GRADUAL ENTRE DOIS PLANOS. SOBREPÕE EFECTIVAMANTE DOIS CLIPS DE FILME ALTERANDO A TRANSPARÊNCIA ENTRE ELES.
Regra dos 30º QUANDO UM MESMO SUJEITO/OBJECTO ESTÁ PRESENTE EM DOIS PLANOS COM A MESMA GRANDEZA QUE SE SUCEDEM, DEVE A DIFERENÇA DO ÂNGULO HORIZONTAL (PONTO DE VISTA) ENTRE ELES SER SUPERIOR A 30 GRAUS.
Regra dos 180º
O EXEMPLO TÍPICO É O CAMPO E CONTRA-CAMPO – SE TRAÇARMOS UMA LINHA IMAGINÁRIA ENTRE DOIS ACTORES QUE FALAM FRENTE A FRENTE (EIXO DOS 180 GRAUS), A CÂMARA NÃO DEVERÁ ULTRAPASSAR ESTE EIXO. DEVE ESCOLHER-SE UM DOS LADOS DESTA LINHA PARA AS POSIÇÕES DE CÂMARA. O DESRESPEITO DESTA REGRA NESTE CASO PODE COLOCAR ESTES ACTORES A “FALAR COM ELES PRÓPRIOS”. PODE AINDA LEVAR A AUDIÊNCIA A SENTIR-SE PERDIDA NO ESPAÇO.
Manuel Loureiro
1-Pesquisa e defesa da escolha do software adequado
2-Escolha do Tema/História jogo
→Original
→Cópia
→Inspirado
3-Elementos do jogo:
→"História"
→Textos
→Gráfico
4-Áudio/Som
→Fundo
→Efeitos
⇓
soundation.com
5-Regras
6-Programação
→Variáveis
→Níveis
7-Background
→Fixos
→Animados
8-Tileset
→Plataformas
→Elevadores→Horizontais
→Verticais
9-Actores
→Platers
→Outros
10-Menus/Painéis de informação
"Ar"→Espaço entre o enquadrameto e a personagem.
ex.: "ar à esquerda.....ar em baixo..."
Quando se invade o espaço da cabeça, nunca deixar o olhar no meio do enquadramento, sempre acima.
Quando se exporta, exporta-se um ficheiro.Devemos adaptar a exportação ao tipo de plataforma onde vai ser colocado.
Codec→Encoder/decoder
Raccord
Coerência entre dois planos.
Raccord de espaço e movimento→ COERÊNCIA ENTRE LINHAS DE FORÇA, DIRECÇÃO DOS PERSONAGENS, GESTOS E OLHARES.
Raccord de iluminação→ NÃO HAVER ALTERAÇÕES BRUSCAS NA LUMINOSIDADE E TONALIDADE ENTRE OS PLANOS DE UMA CENA.
Raccord de adereços ou guarda-roupa→ NÃO HAVER ALTERAÇÕES NO GUARDA-ROUPA E ADEREÇOS, QUER QUANTO À SUA FORMA, QUER QUANTO À SUA POSIÇÃO EM CENA.
Raccord de interpretação→ DEVE HAVER CONTINUIDADE NO DISCURSO DOS PERSONAGENS, DESDE O TOM DE VOZ À COLOCAÇÃO.
Corte
É a transição directa entre dois planos.O seu nome vem do corte que linha de ser feito fisicamente, na época do filme em película, para juntar dois planos.
Corte na ação→ ESTES CORTES GARANTEM UMA LÓGICA VISUAL E ESPACIAL ENTRE OS PLANOS CAPTADOS DE DIFERENTES ZONAS DE UMA CENA. SÃO TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DE VEROSIMILHANÇA, OU EFEITO REALIDADE.
Jump cut→ CORTE DE UMA MESMA SEQUÊNCIA EM MOMENTOS DIFERENTES, CAUSANDO UMA SENSAÇÃO DE “SALTOS” NA IMAGEM. OCORRE QUANDO DOIS PLANOS SÃO MAL COMBINADOS NO ESPAÇO OU NO TEMPO QUANTO À CONTINUIDADE DA ACÇÃO.
L-Cut→O VÍDEO E O ÁUDIO SÃO EDITADOS SEM SINCRONISMO. POR EXEMPLO SE O BARULHO DE CARROS NUMA ESTRADA SURGE QUANDO AINDA ESTAMOS A VER O INTERIOR DE UMA CASAESTE TIPO DE CORTE AJUDA A TRANSITAR ENTRE CENAS DISTINTAS. MELHORA A FLUIDEZ DE EDIÇÃO.
Encadeado→É A TRANSIÇÃO GRADUAL ENTRE DOIS PLANOS. SOBREPÕE EFECTIVAMANTE DOIS CLIPS DE FILME ALTERANDO A TRANSPARÊNCIA ENTRE ELES.
Regra dos 30º QUANDO UM MESMO SUJEITO/OBJECTO ESTÁ PRESENTE EM DOIS PLANOS COM A MESMA GRANDEZA QUE SE SUCEDEM, DEVE A DIFERENÇA DO ÂNGULO HORIZONTAL (PONTO DE VISTA) ENTRE ELES SER SUPERIOR A 30 GRAUS.
Regra dos 180º
O EXEMPLO TÍPICO É O CAMPO E CONTRA-CAMPO – SE TRAÇARMOS UMA LINHA IMAGINÁRIA ENTRE DOIS ACTORES QUE FALAM FRENTE A FRENTE (EIXO DOS 180 GRAUS), A CÂMARA NÃO DEVERÁ ULTRAPASSAR ESTE EIXO. DEVE ESCOLHER-SE UM DOS LADOS DESTA LINHA PARA AS POSIÇÕES DE CÂMARA. O DESRESPEITO DESTA REGRA NESTE CASO PODE COLOCAR ESTES ACTORES A “FALAR COM ELES PRÓPRIOS”. PODE AINDA LEVAR A AUDIÊNCIA A SENTIR-SE PERDIDA NO ESPAÇO.
Manuel Loureiro
1-Pesquisa e defesa da escolha do software adequado
2-Escolha do Tema/História jogo
→Original
→Cópia
→Inspirado
3-Elementos do jogo:
→"História"
→Textos
→Gráfico
4-Áudio/Som
→Fundo
→Efeitos
⇓
soundation.com
5-Regras
6-Programação
→Variáveis
→Níveis
7-Background
→Fixos
→Animados
8-Tileset
→Plataformas
→Elevadores→Horizontais
→Verticais
9-Actores
→Platers
→Outros
10-Menus/Painéis de informação
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