Aulas de TM

TM

CINEMA

Cinema pode influenciar: 


  • Emoções
  • Crenças

Cinema pode manipular a mente da audiência tendo sido usada pelos governos durante a 2ª G.M.

Nos casos eróticos do cinema, muitos momentos são cortados. ---»  Existe uma diferença entre "sexy" e "erótico".



EDIÇÃO CUBISTA

Aumenta o tempo de uma ação com a visão da mesma em diferentes ângulos.



TEMPO NUM FILME
_______         |___________
 |                                           |
  
                      Tempo real                          Tempo fílmico
                                                             |
                                                         Editado


Um guião é revisto várias vezes , mas a ultima decisão é do editor.


A Linguagem Audiovisual tem uma Gramática.


Frame= Fotograma                                l    letra
Plano= Tempo entre dois cortes              l    palavra
Cena= Mudança de espaço (cenário)       l    frase
Sequência= Conjunto de cenas               l    capítulo
 com uma sequência lógica                     l
Filme                                                    l    livro







O ângulo com que o ator é filmado pode dar-lhe superioridade ou inferioridade.



25 Frames= 1s de filme
1 Frame= 40ms



PREMIERE


Botão esquerdo do rato- Propriedades

Resolução= nº horizontal x nº vertical de pixels 

Aspeto= x:y

Ex.:

Pixel quadrado= 1,0 
1 px tem 24b.
               R     G   B
(RGB)→(207,163,200)→uma cor

1B=8b

Ex.:  1,24(...)⎕
     9   1,09(...)𐹼
        1,0▝

TIME CODE
Constituidas por: Horas, minutos, segundos, frames.

Os pontos marcados (in e out) ão pontos do Time Code.


Para fazer uma marcação são necessários 3 pontos


  1. "in"→source
  2. "out"→source
  3. "in"→time line →onde vamos colocar o clipe marcado

Teclas:


  • "V"→Selesction Tool
  • "N"→ Rowling Edit



Plano

É um segmento de vídeo/filme rodado ininterruptamente ou que parece ter sido gravado sem interrupções.

Pode ser caracterizado quanto a :


  • Grandeza (escala)
  • Ângulo (vertical)
  • Ponto de vista (ângulo horizontal)
  • Movimento


Grandeza
  • Define os limites de um enquadramento
  • O padrão usado é o corpo humano

PLANO GERAL
→Enquadra uma paisagem ou cenário.




PLANO CONJUNTO
→Enquadra um grupo  de pessoas



PLANO INTEIRO
→ Enquadra a personagem da cabeça aos pés



PLANO AMERICANO
→Enquadra pelos joelhos



PLANO MÉDIO
→Enquadra pela cintura




PLANO PRÓXIMO
→Enquadra acima dos cotovelos




GRANDE PLANO
→Enquadra o rosto da personagem




PLANO DE PORMENOR
→Enquadra um detalhe






DESFOCADO→Falta de nitidez
FOCO→Nitidez no objeto pretendido

"Ar"→Espaço entre o enquadrameto e a personagem.

ex.: "ar à esquerda.....ar em baixo..."

Quando se invade o espaço da cabeça, nunca deixar o olhar no meio do enquadramento, sempre acima.


Quando se exporta, exporta-se um ficheiro.Devemos adaptar a exportação ao tipo de plataforma onde vai ser colocado.

Codec→Encoder/decoder


Raccord
Coerência entre dois planos.


Raccord de espaço e movimento→ COERÊNCIA ENTRE LINHAS DE FORÇA, DIRECÇÃO DOS PERSONAGENS, GESTOS E OLHARES.

Raccord de iluminação→ NÃO HAVER ALTERAÇÕES BRUSCAS NA LUMINOSIDADE E TONALIDADE ENTRE OS PLANOS DE UMA CENA.

Raccord de adereços ou guarda-roupa NÃO HAVER ALTERAÇÕES NO GUARDA-ROUPA E ADEREÇOS, QUER QUANTO À SUA FORMA, QUER QUANTO À SUA POSIÇÃO EM CENA.

Raccord de interpretação→ DEVE HAVER CONTINUIDADE NO DISCURSO DOS PERSONAGENS, DESDE O TOM DE VOZ À COLOCAÇÃO.



Corte 
É a transição directa entre dois planos.O seu nome vem do corte que linha de ser feito fisicamente, na época do filme em película, para juntar dois planos.

Corte na ação→ ESTES CORTES GARANTEM UMA LÓGICA VISUAL E ESPACIAL ENTRE OS PLANOS CAPTADOS DE DIFERENTES ZONAS DE UMA CENA. SÃO TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DE VEROSIMILHANÇA, OU EFEITO REALIDADE.

Jump cut→ CORTE DE UMA MESMA SEQUÊNCIA EM MOMENTOS DIFERENTES, CAUSANDO UMA SENSAÇÃO DE “SALTOS” NA IMAGEM. OCORRE QUANDO DOIS PLANOS SÃO MAL COMBINADOS NO ESPAÇO OU NO TEMPO QUANTO À CONTINUIDADE DA ACÇÃO.

L-Cut→O VÍDEO E O ÁUDIO SÃO EDITADOS SEM SINCRONISMO. POR EXEMPLO SE O BARULHO DE CARROS NUMA ESTRADA SURGE QUANDO AINDA ESTAMOS A VER O INTERIOR DE UMA CASAESTE TIPO DE CORTE AJUDA A TRANSITAR ENTRE CENAS DISTINTAS. MELHORA A FLUIDEZ DE EDIÇÃO.

Encadeado→É A TRANSIÇÃO GRADUAL ENTRE DOIS PLANOS. SOBREPÕE EFECTIVAMANTE DOIS CLIPS DE FILME ALTERANDO A TRANSPARÊNCIA ENTRE ELES.


Regra dos 30º QUANDO UM MESMO SUJEITO/OBJECTO ESTÁ PRESENTE EM DOIS PLANOS COM A MESMA GRANDEZA QUE SE SUCEDEM, DEVE A DIFERENÇA DO ÂNGULO HORIZONTAL (PONTO DE VISTA) ENTRE ELES SER SUPERIOR A 30 GRAUS.

Regra dos 180º
O EXEMPLO TÍPICO É O CAMPO E CONTRA-CAMPO – SE TRAÇARMOS UMA LINHA IMAGINÁRIA ENTRE DOIS ACTORES QUE FALAM FRENTE A FRENTE (EIXO DOS 180 GRAUS), A CÂMARA NÃO DEVERÁ ULTRAPASSAR ESTE EIXO. DEVE ESCOLHER-SE UM DOS LADOS DESTA LINHA PARA AS POSIÇÕES DE CÂMARA. O DESRESPEITO DESTA REGRA NESTE CASO PODE COLOCAR ESTES ACTORES A “FALAR COM ELES PRÓPRIOS”. PODE AINDA LEVAR A AUDIÊNCIA A SENTIR-SE PERDIDA NO ESPAÇO.



Manuel Loureiro


1-Pesquisa e defesa da escolha do software adequado

2-Escolha do Tema/História jogo
     →Original
     →Cópia
     →Inspirado

3-Elementos do jogo:
     →"História"
     →Textos
     →Gráfico

4-Áudio/Som 
     →Fundo
     →Efeitos
           ⇓
soundation.com


5-Regras
  
6-Programação
    →Variáveis
    →Níveis

7-Background
   →Fixos
   →Animados

8-Tileset
    →Plataformas
    →Elevadores→Horizontais
                      →Verticais
9-Actores
   →Platers
   →Outros


10-Menus/Painéis de informação




















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